Revestimentos em couro

Aqui você encontrará perguntas e respostas sobre o processo de instalação, tecnologia utilizada, informações sobre o couro e outras dúvidas que fazem parte deste tema.

As capas em tecido, são cortadas e danificadas ao serem removidas dos bancos, não sendo possível a sua reutilização.
O couro, por ser um material natural, tem a possibilidade de enrugar. Isso fica mais nítido nos revestimentos onde o acabamento é liso.
As laterais de portas quando são em tecido, o cliente tem como opcional revesti-las em couro sintético. O valor é alterado a cada modelo de veículo.
Na maioria dos casos o modelo para revestimento em couro é diferente do modelo em tecido. O tecido é mais elástico e menos espesso que o couro, logo se molda com muita facilidade ao objeto que está sendo revestido. O couro por ter menos flexibilidade, muitas vezes precisa de cortes e modelagem específicos.
Cada carro possui um modelo / desenho, apesar de observarmos características semelhantes entre bancos e forros de portas de alguns carros, eles sempre são diferentes. Um dos diferenciais da Tapeçaria Alemão é que todos os modelos são digitalizados em computador e o corte é totalmente automático, realizado com maquinário específico que proporciona resultados muito melhores e livres de erros se comparado ao corte manual.
Todos os tipos de volante podem receber revestimento em couro. O processo de revestimento é totalmente artesanal e manual. Um volante leva cerca de 6 horas para ser revestido.
No caso de um modelo novo ou um carro fora de série, o primeiro passo é confeccionar um molde físico a partir das capas originais. Após aprovação no nosso setor de qualidade, o modelo é digitalizado, ficando disponível para o corte eletrônico. Todo esse processo de nova modelagem, dentro dos nossos princípios, leva em média cinco dias.
Nem todos os modelos de manoplas e coifas podem receber revestimento em couro. O couro, por ser mais espesso, não permite acabamento em peças pequenas ou em alguns modelos de cambio automático.
O couro automotivo é preparado para condições extremas de fricção, temperatura, umidade e exposição à luz. Todo couro utilizado na Tapeçaria Alemão acompanha laudo do curtume, comprovando os testes laboratoriais efetuados.
O couro por se tratar de produto de origem animal, pode conter alguns sinais, como estrias, cicatrizes, marcas de pragas como carrapatos e bernes. A Tapeçaria Alemão, tem um rigoroso controle de qualidade na aquisição do couro, e também um processo de identificação e eliminação dessas marcas antes do corte do modelo, para que os revestimentos recebam o mínimo dessas características naturais do couro.
Cada lote de couro pode ter uma pequena variação em relação a cor e brilho. Fatores como a temperatura do dia, umidade e luminosidade na hora de tingir o couro podem alterar sutilmente o resultado final. Numa mesma pele de couro pode haver variação de textura, por se tratar de um produto de origem animal.
Para os revestimentos, a garantia é de um ano. É importante lembrar que a garantia respeita os termos constantes no certificado.
Os modelos são digitalizados e o corte é totalmente automatizado e eletrônico, eliminando defeitos e imperfeições na hora de cortar. Todo esse processo é realizado por máquinas importadas da Alemanha com tecnologia de ponta.

Cuidado e Manutenção

Conheça as dicas para manter o couro sempre novo, o que fazer para revitalizar e hidratar um revestimento semi-novo, como tirar manchas e vantagens do revestimento de couro sobre o revestimento de tecido.

O couro adquire brilho devido às substâncias que se acumulam em sua superfície ao longo do uso. Para que isso não ocorra, o ideal é mantê-lo sempre limpo.
Se for apenas sujeira, pode ser realizada uma higienização, porém se tiver manchas (que muitas vezes estão ocultas pela sujeira) a solução é trocar todo carpete. A Tapeçaria Alemão conta com mão de obra qualificada, e pode fazer todo o carpete novo no mesmo prazo em que seria realizada a higienização.
No caso de sujeira, pode ser realizada uma higienização. No caso do tecido estar solto e/ou rasgado, deverá ser trocado. A Tapeçaria Alemão utiliza um processo exclusivo para reforma do teto. O tecido similar é trocado em aproximadamente 72 horas.
O cheiro do couro provém dos produtos utilizados na curtição e tingimento. O couro automotivo deve obedecer um índice baixo de emissão desses odores. Portanto nem sempre um “cheirinho de couro novo” é sinal de qualidade e pode acabar irritando você e sua família se o odor aumentar com o passar do tempo.
Carros que recebem excessiva exposição ao Sol devem receber hidratação do couro em períodos mais curtos: aproximadamente seis meses.
Para limpeza periódica (uma vez por semana), utilize sempre um pano macio, sem tingimentos e levemente umedecido com água. Em caso de resíduos gordurosos, utilize um pano macio com detergente neutro.
Existem muitos produtos nocivos ao couro, deve-se observar se na composição existe álcool ou algum derivado de petróleo como: silicone ou vaselina. A quantidade destas substâncias não deve ultrapassar 5%.

Sobre A Tapeçaria Alemão

A Tapeçaria Alemão não se tornou líder de mercado por acaso. Saiba aqui tudo sobre tradição e qualidade que uma empresa preocupada em atender bem seus clientes possui.

Todos os revestimentos e serviços da Tapeçaria Alemão possuem garantia, que pode variar de um a três anos dependendo do produto ou serviço. No caso de garantia o cliente deve se dirigir a uma das lojas, para avaliação. Se constatado defeito, a solução em alguns casos pode ser imediata, ou se o cliente não puder dispor do tempo necessário para o reparo na hora, pode ser agendado um dia e horário na loja mais próxima.
A garantia é de um ano, para defeitos de fabricação ou instalação.
Toda reclamação de cliente é analisada criticamente pelo setor de Qualidade da Tapeçaria Alemão e são divididas em dois grupos: Reclamações de atendimento e Reclamações de produto. As reclamações de atendimento são levadas à Diretoria da Tapeçaria Alemão, para análise e tomada de ações que em geral, referem-se ao treinamento/ adequação da equipe. As reclamações de produto seguem uma Metodologia de Análise e Solução de Problemas que visa garantir a eliminação da causa do problema e zelar para que não ocorra novamente. Os principais passos desta metodologia são: identificação clara do problema, ação imediata (corrigir o problema no produto imediatamente), análise da causa da falha, plano de ação corretiva, padronização do processo e verificação da eficácia.
A Tapeçaria Alemão disponibiliza dois canais para sugestões e reclamações. Nas lojas, a equipe de atendentes encontra-se preparada para receber e dar atenção para qualquer reclamação e sugestão de nossos clientes, contudo, caso o cliente prefira, existe o e-mail: ouvidoria@alemao.com.br, este e-mail é direcionado para o setor de qualidade onde a sugestão ou reclamação é analisada criticamente.
A Tapeçaria Alemão é auditada em cada item da norma ISO 9001, que se divide basicamente em 5 etapas: • Sistema de gestão (Gestão dos processos e documentos). • Responsabilidade da Direção (Comprometimento, planejamento, análise crítica e Política da Qualidade). • Gestão de Recursos (Recursos humanos, infra-estrutura e ambiente de trabalho) • Realização do produto/serviço (planejamento, desenvolvimento, produção e monitoramento). • Medição, análise e melhoria (Medição, Controle de não conformidades, análise de dados e melhoria contínua). As auditorias são realizadas em duas fases: 1 – Internamente com pessoal qualificado e consultores externos que não possuem relação ou interação com o auditado. 2 – A Certificadora SGS, com sua equipe de auditores qualificados mundialmente, realiza auditorias semestrais no nosso Sistema de Gestão da Qualidade.
A ISO 9001 é uma norma internacional que descreve um padrão mundial de Sistema de Gestão da Qualidade. O Sistema de Gestão da Qualidade, como o próprio nome diz, determina basicamente como controlar, gerir e melhorar continuamente a qualidade da Tapeçaria Alemão com o foco na satisfação de nossos clientes. Portanto, a Qualidade ISO 9001 da Tapeçaria Alemão, tem os resultados controlados, geridos e melhorados continuamente!
A Tapeçaria Alemão é certificada desde 27 de outubro de 2006. Contudo ainda há muito a ser feito, pois a MELHORIA é CONTÍNUA.
A Tapeçaria Alemão possui a certificação ISO 9001 que é a norma internacional de Sistema de Gestão da Qualidade, revisada no ano 2000 (última revisão mundial).
A Tapeçaria Alemão possui certificação ISO 9001 para a “COMERCIALIZAÇÃO E INSTALAÇÃO DE REVESTIMENTOS AUTOMOTIVOS”.
Garantir a satisfação de nossos clientes, mediante o atendimento aos seus requisitos e necessidades, buscando a excelência, através de melhorias contínuas da eficácia de nosso Sistema de Gestão de Qualidade. Temos como objetivos e compromissos básicos: • Desenvolver a capacitação profissional de nossos colaboradores de modo a mantê-los aptos a exercer suas atividades; • Adquirir materiais e serviços de fornecedores qualificados; • Fornecer produtos com a qualidade requerida e nos prazos estabelecidos.